quinta-feira, 3 de Dezembro de 2009

Como apresentar um trabalho escrito?

Qualquer que seja o tema, um trabalho deve ter sempre uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. É necessário ter em conta os seguintes aspectos:
* se a sua apresentação é manuscrita ou digitalizada;
* tipo de papel: deve ser apresentados preferencialmente em papel A4, com espaçamento de 1,5;
* folhas escritas de um só lado e respeitando as margens;
* se o trabalho incluir imagens ou outros documentos, eles devem ser apresentados da melhor forma possível;
* o trabalho deve ter sempre referência às fontes que foram consultadas.

Estrutura de um trabalho:
1. Folha ou página de rosto: inclui uma imagem ilustrativa; título do trabalho; data da realização; indicação da pessoa ou disciplina que pediu o trabalho; nome da Escola; autor(es) do trabalho e data da realização.
2. Índice do trabalho: deve respeitar a ordem dos assuntos no trabalho. Incluir a numeração, nome dos capítulos e respectivas páginas de inicio.
3. Introdução geral ao trabalho: explica-se, em traços gerais, qual o objectivo fundamental do trabalho.
4. Desenvolvimento do trabalho: pode dividir-se em partes, capítulos, subcapítulos.
5. Conclusão: deve constituir uma síntese pessoal do assunto do trabalho.
6. Bibliografia: deve conter, organizada por ordem alfabética, de acordo com o último nome dos autores, a indicação de todas as obras consultadas; verifica no teu manual quais são os elementos que constam da bibliografia. Ex: GARFIELD, Joseph - O Universo e a Astronomia. S. Paulo: Planeta, 1990.

1. Planificação do trabalho: devemos definir o objectivo geral do nosso trabalho; esquematizar os tópicos do seu desenvolvimento; escolher as fontes e os recursos bibliográficos que vamos utilizar e definir o tempo de duração e execução do trabalho.
2. Recolha de dados: procede-se, então, à consulta propriamente dita de livros, enciclopédias, dicionários, etc.
3. Organização da informação: neste momento é fundamental colocar por ordem de importância a informação recolhida; distinguir o que é essencial e o que é secundário; efectuar resumos e esquemas que permitam sintetizar a informação.
4. Redacção do texto: o texto final deve ser claro, preciso e coerente.
5. Apresentação final do trabalho: deve ser cuidada, tal como te indicamos no texto ao lado.

1 comentário: